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O recomendado é que seja acima de 70% de cacau na composição

Você sabia que o chocolate traz muitos benefícios à saúde? Estudo realizado pelo  European Journal of Preventive Cardiology, publicação da European Society of Cardiology (ESC) revelou que consumir chocolate uma vez por semana diminui os riscos de doença arterial coronariana, prevenindo casos de infarto.

O chocolate é rico em flavonoides, substância com função cardioprotetora e, por isso, tem se mostrado importante para a saúde cardiovascular. É o que explica a nutricionista da Clínica-Escola de Nutrição da Universidade UNG, Flavia Donato Chala Terciano.

Saiba mais sobre esta iguaria que pode prevenir riscos de infarto: 

Do que o chocolate é feito?

O chocolate é um produto feito a partir do processamento das sementes do cacau. É considerado como umas das principais fontes de polifenóis (substância antioxidante).

O chocolate previne alguma doença? 

Em sua composição existem flavonoides que possuem função cardioprotetora, seu efeito pode ser exercido controlando a pressão arterial e melhorando a sensibilidade a insulina, além de atuar no sistema antioxidante, combatendo os radicais livres.

Por que o chocolate trás sensação de bem-estar? 

O chocolate é riquíssimo em um aminoácido chamado triptofano e possui ainda quantidades significativas de magnésio, que são utilizados na produção da serotonina, conhecido por trazer a sensação de bem-estar e felicidade.

Qual a diferença do chocolate ao leite e meio amargo? 

A quantidade de cacau utilizada nos diferentes tipos de chocolates, não é igual. O chocolate ao leite tem aproximadamente 30% de cacau, em sua composição, já o chocolate meio amargo, 41% de cacau, e o chocolate com a quantidade mais elevada é o amargo, com 70% de cacau em sua composição.

Qual chocolate é melhor? Ao leite ou meio amargo, por quê? 

Quanto maior o seu percentual, maior será seu benefício. O recomendado é que sua escolha seja sempre acima de 65-70% de cacau na composição, pois assim o que prevalecerá na composição será o cacau, enquanto nos demais haverá quantidade maior de açúcar e gordura.

Pode comer chocolate na dieta? 

O chocolate pode ser incluído em uma dieta equilibrada, com moderação, mesmo com todo o benefício que ele proporciona. Sua quantidade calórica é alta, o que pode contribuir para o ganho de peso se consumido em excesso.

Qual a quantidade de consumo ideal por dia? 

O consumo deve ser recomendado com cautela, mesmo com todo o benefício que ele proporciona. Sua quantidade calórica é alta, o que pode contribuir para o ganho de peso, se consumido em excesso. A quantidade recomendada é em média 25 à 30g ao dia.

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