II Fórum Brasil de Gestão Ambiental será realizado de 26 a 28 de junho

Campinas sedia, de 26 a 28 de junho, no Pavilhão Expo Dom Pedro, o II Fórum Brasil de Gestão Ambiental (FBGA). O evento tem por objetivo integrar, estimular e articular as diversas iniciativas que visam a sustentabilidade e o fortalecimento da gestão ambiental pública e privada no país.

Com expectativa de receber mais de 10 mil visitantes e, pelo menos, 70 expositores, o evento reunirá organizações públicas de várias esferas do governo, entidades não governamentais e empresas privadas e mistas com o objetivo de discutir os principais temas relacionados à gestão ambiental.
“Será uma oportunidade única de conjugar e convergir forças das três esferas de governo, setor privado e sociedade civil, constituindo o ambiente ideal para a troca de experiências e visões, difusão de novos produtos e tecnologias, ampliação de redes de relacionamentos e realização de negócios”, diz o secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) e presidente da Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), Rogério Menezes.
Destaques
Nos três dias de evento, o FBGA contará com mais de 50 atividades paralelas entre seminários, palestras, oficinas e workshops, além dos estandes dos expositores.
O evento será palco também para o lançamento do livro “Gestão Ambiental para Cidades Sustentáveis” no dia 26, às 16h30. Organizado pela supervisora departamental da SVDS, Andrea Struchel, e pelo secretário Rogério Menezes, trata-se de uma obra coletiva escrita por profissionais da SVDS com experiência ou vivência nos assuntos abordados nos capítulos. “O projeto do livro foi concebido com o objetivo de valorizar e compartilhar as experiências locais em gestão ambiental”, explica Rogério Menezes.
O livro relata as estratégias e soluções locais bem-sucedidas de gestão ambiental no tocante ao desenvolvimento econômico e social aliado à proteção do meio ambiente.
A edição, patrocinada pelo Ministério do Meio Ambiente da Alemanha, será distribuída aos prefeitos e secretários ambientais presentes ao evento e também estará disponível para venda aos interessados.
Prêmio
Ainda dentro da programação do FBGA, será entregue, no dia 27, às 19h, o “Prêmio Destaque em Gestão Ambiental Municipal” a 140 municípios. As localidades premiadas foram indicadas pelos órgãos estaduais de meio ambiente segundo critérios pré estabelecidos como existência, por lei, de órgão ambiental municipal; existência de conselho municipal de meio ambiente e Cadastro Ambiental Rural já realizado.
Outras diretivas como, por exemplo, Plano Municipal de Saneamento e de Resíduos Sólidos, arborização urbana e licenciamento ambiental foram consideradas.
A premiação visa fomentar a implementação de políticas públicas ambientais
locais.
Pauta Animal
A causa animal ocupará lugar de destaque no FBGA e, durante todo o dia 27, uma quinta-feira, vários eventos estarão relacionados ao assunto.
Merece relevância a discussão e a criação do Conselho Regional de Proteção e Defesa dos Animais da Região Metropolitana de Campinas, às 16h45.
O impacto dos animais exóticos invasores em Fernando de Noronha;
Gestão de Ongs de proteção animal; Experiências de políticas públicas pelos animais em cidades com menos de 100 mil habitantes; Centros de Recuperação de Animais Silvestres e a nova política estadual de fauna;
A experiência de Niterói (RJ) com programas de redução de animais de rua;  Redução do segundo trauma de animais atropelados: Samu Animal de Campinas; e criação do Samu Animal para o Estado de São Paulo (em discussão na Assembleia Legislativa) estão entre os temas que serão abordados em palestras e discussões.
Realização
A realização do FGBA é uma iniciativa da Anamma em parceria com a Prefeitura de Campinas e a Frente Nacional de Prefeitos, entre outros.
A programação completa e as inscrições, gratuitas, para o 2º Fórum Brasil de Gestão Ambiental são acessadas pelo site www.fbga.com.br .
 
Serviço
II Fórum Brasil de Gestão Ambiental
Data: 26, 27 e 28 de junho de 2019
Local: Pavilhão Expo Dom Pedro – Campinas – SP
Endereço: Avenida Guilherme Campos, 500 – Bloco II
Jardim Santa Genebra.

Read Previous

Brasil já recebe turistas da Austrália, Canadá, EUA e Japão sem exigência de visto

Read Next

Americana encera a 33ª edição e comemora o grande sucesso do evento

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *