IPEM-SP realiza verificação anual de taxímetro em Campinas

A operação, obrigatória a todas as categorias de táxi, é realizada pelo IPEM-SP

Todos os taxistas de Campinas deverão passar, nos dias 17 a 28 de julho, pela verificação periódica anual de taxímetro. Realizada pelo IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), o ponto de partida da ação, que acontece das 9h às 11h30 e das 13h às 15h, será na Avenida Paulo Correia Viana, altura do nº528/538, Parque Jambeiro.

Os taxistas autuados por trafegar com o taxímetro irregular têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. As multas podem variar de R$ 500 a R$ 5.000 mil, dobrando na reincidência.

O taxista deve agendar o horário de atendimento pelo site do IPEM-SP (www.ipem.sp.gov.br) e emitir a GRU (Guia de Recolhimento da União) para o pagamento da taxa de verificação. Sem a quitação da taxa e o agendamento online, a verificação não será realizada.

Na data da verificação, o taxista ou responsável pelo veículo deve apresentar os seguintes documentos:

– Alvará de estacionamento fornecido pela prefeitura dentro do prazo de validade;

– Certificado de registro e licenciamento de veículo (categoria aluguel);

– Certificado de verificação do IPEM-SP, referente ao exercício de 2016;

– GRU quitada;

 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3272-8599 ou pessoalmente na Sede da Delegacia de Ação Regional do IPEM-SP em Campinas, localizada à Avenida das Amoreiras, 163, no Parque Itália.

 

Fique de olho

 

Para identificar se o taxímetro foi verificado pelo IPEM-SP, o consumidor deve observar a existência do lacre amarelo, que impede o acesso à regulagem do aparelho, e do selo do Inmetro com a frase “verificado até 2018”. Caso o lacre esteja rompido, o consumidor não deve aceitar a corrida, pois o aparelho pode apresentar medição incorreta.

 

O valor da bandeira é estabelecido pela prefeitura de cada município, mas é importante estar atento ao horário em que as bandeiras ‘um’ e ‘dois’ podem ser utilizadas, para não pagar mais caro pela corrida.

 

O consumidor que notar irregularidades ou tiver dúvidas pode realizar denúncia na Ouvidoria do IPEM-SP por meio dos telefones 0800 013 0522 ou pelo e-mail ouvidoria@ipem.sp.gov.br.

Read Previous

1º Festival da Cultura Cafeeira de Campinas terá história e modernidade

Read Next

Família Lima faz apresentação gratuita no Teatro do SESI Campinas Amoreiras com sucessos da carreira

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *