Labirintite: um problema que também afeta crianças

Labirintite é um processo inflamatório que atinge o labirinto (região do ouvido interno), res­ponsável pelo equilíbrio. Altera­ções no labirinto podem causar tonturas, náuseas, ansiedade, sensação de mal-estar e até ataques de pânico.
Pouca gente sabe, mas até bebes podem ter labirintite. Mas, com o tratamento adequado, os resultados são mais eficazes do que em adultos.
No caso das crianças, o diagnóstico quase sempre é tardio, o que pode trazer sérios problemas.
A falta de equilíbrio, de noção de espaço, o jeito desastrado, cair a toda hora, andar torto e bater nas coisas, tudo isso, nada mais são que sintomas e resultados de quem tem labirintite.
Segundo especialista médico; às vezes as crianças choram quando saem do berço para o colo da mãe, exatamente porque ela estava segura no apoio. E é difícil uma criança chegar no consultório dizendo que tem uma tontura.
O tratamento varia de acordo com a idade e a gravidade da doença, mas inclui o uso de medicamentos, alterações na dieta e um acompanhamento chamado reabilitação vestibular, este feito por uma fonoaudióloga.
Os exercícios para a reabilitação fazem com que o cérebro aprenda a reutilizar essas informações de forma correta. E a pessoa para de ter tontura.
Nas crianças o tratamento ade­quado é muito mais eficiente. A melhora pode chegar a 100% em pacientes que fazem a sessão com uma fonoaudióloga uma vez por mês e repete os exercícios todos os dias em casa.
É importante ficar atento a quaisquer sinais exemplificados acima de suas crianças, e, caso o mesmo apresente comportamentos semelhantes aos descritos, procurar ajuda de um especialista o quanto antes.

Read Previous

Read Next

Círculo Militar reúne mais de 6 mil pessoas na tradicional festa junina

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *