MONSTRA, de Victor Isidro, estreia dia 11 de agosto, na Sala dos Toninhos

Estreia em agosto, na Sala dos Toninhos, o espetáculo de dança contemporânea MONSTRA, da artista da dança Victor Isidro. As apresentações, voltadas para a temática LGBTQIAPN+, são gratuitas e acontecem entre os dias 11 e 19, com roda de conversa ao final. Na sessão do dia 18, quinta-feira, haverá recurso de acessibilidade com audiodescrição.  

MONSTRA é um projeto contemplado pelo ProAC Cidadania/Cultura LGBTQIA+. O espetáculo, que tem dramaturgia assinada por Gabriel Pestana, traz elementos sensoriais para mostrar a transformação de um corpo dentro de um universo ficcional inspirado no fundo do oceano – um lugar misterioso e estranho para a humanidade. Para ajudar a compor este ambiente, a dança é potencializada pelo uso de materiais plásticos na cenografia e figurino, além de iluminação cheia de cores e trilha sonora original composta por Marina Tenório e Mateus Martins.  

Espetáculo traz elementos sensoriais para mostrar a transformação de um corpo dentro de um universo ficcional inspirado no fundo do oceano

“O público pode esperar uma experiência bem sensorial que passa por esta atmosfera cinestésica, numa tentativa de imersão em um espaço que o público se sinta parte de tudo o que está acontecendo” explica Victor Isidro. “A dramaturgia não é só o corpo e o movimento, mas também diversos outros elementos que estimulam o público a embarcar nesse imaginário com a gente. Podem haver momentos de estranhamento, mas quem não estranharia olhar para uma criatura esquisita?”  

A montagem de MONSTRA em 2022 é um desdobramento e aprofundamento da pesquisa ‘Corpo, movimento e visualidade’, que Victor iniciou em 2019, enquanto cursava Dança na Universidade Estadual de Campinas. “Isso começa no meu TCC e depois segue pela iniciação científica. Neste momento, paralelamente, eu começo a enfrentar questões de gênero e também a entender minha expressão na arte e no mundo.”  

A escolha dos elementos e referências que inspiram o espetáculo têm seus motivos. Segundo Victor, a dança em MONSTRA é uma linguagem híbrida, uma vez que o processo criativo perpassou por diversas linguagens artísticas. “A gente vai para as artes visuais, por exemplo, nos afetando fortemente pelo trabalho de Lygia Clark, Lygia Pape e Hélio Oiticica, que são artistas dos anos 60 que quebraram formalidades das artes naquela época e propuseram a participação do público em suas obras.”  

O espetáculo tem apoio institucional: Sala dos Toninhos, Usina Geradora de Cultura, Oficinas Culturais Oswald de Andrade, Poiesis Gestão Cultural, Margem Cultural e Prefeitura Municipal de Campinas por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.  

Serviço

Espetáculo de dança

MONSTRA   Datas: 11, 12, 13, 14, 18 e 19 de agosto   Horário: todas as apresentações serão às 20h, exceto dia 14 (domingo), às 19h   Duração: 40 minutos   Local: Sala dos Toninhos   Endereço: Rua Francisco Teodoro, 1050, Vila Industrial (anexo à Estação Cultura)   Acessibilidade: Audiodescrição no dia 18 (quinta-feira)   Entrada franca

Read Previous

Mostra no MACC celebra 10 anos do Museu de Artes Visuais da Unicamp

Read Next

Campinas recebe 8 ½ Festa do Cinema Italiano

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *