O Dilúvio de Hoje

Certamente alguns de nós já ouvimos essa chamada de nossa mãe: “Meu filho, por favor venha colocar o seu quarto em ordem. Você bagunçou tudo”. Algo semelhante parece estar acontecendo com o mundo que parou para arrumar o Planeta.

Nosso egoísmo e materialismo nos levaram a cuidar demais de nossos interesses esquecendo o principal. Implantamos a desordem na terra, agredindo a natureza, os animais e os seres humanos. É a lei da ação e reação. Agora não temos outro caminho: é ficar em casa para pensar, mudar de mentalidade e colocar em ordem aquilo que estragamos.

E como diziam os antigos: “Nada de novo na face da terra”. O que nos estão pedindo para fazer hoje já está na Bíblia. Não lemos nem praticamos. Faça uma pesquisa e verá que tudo o que precisamos fazer agora já está na Bíblia.

Estou me referindo aos primeiros cinco (5) livros: Gênesis, Êxodo, Levíticos, Números e Deuteronômio. Chamamos de Pentateuco ou Torá. Trata-se de um Manual de Instruções, semelhante àquele que recebemos quando compramos um carro ou qualquer outro produto eletrônico. Ali nós aprendemos como viver bem consigo mesmo, com a natureza, com os animais e com outros. Equilíbrio e Harmonia.

Você que costuma pensar “com a cabeça da televisão” precisa estar mais atento à Sabedoria. Lá está escrito o que nos propõe hoje o Ministro da Saúde: “filhos, cuidem de seus pais, fiquem em casa, cuidem dos idosos, procurem se alimentar bem, sempre lavem as mãos, mantenham o ambiente ventilado, sejam mais solidários”. Realmente, somos muito desobedientes.

Até mesmo os países ricos e ditos desenvolvidos erram e desobedecem. Quando aconteceu a peste bubônica, em 1345, e 1/3 da população da Europa foi dizimada, descobriram que foram poucos os judeus que morreram. Estava explicado: eles costumam observar as tradições dos antepassados e seguir religiosamente o “Manual de Instruções“.

Não temos outra saída hoje, a não ser, ficar em casa e pensar no estrago que fizemos com a natureza, os animais e os seres humanos. Agora precisamos arrumar a nossa “Casa”, o nosso Planeta.

Uma mensagem de um Bispo de Nazaré, na Terra Santa, nos sugeria: precisamos seguir o exemplo de Maria. Ela também teve uma grande surpresa ao receber o Anjo Gabriel que a convidava, em nome de Deus, para ser a Mãe do Messias. Não sabia como aconteceria aquela concepção e o que viria depois, mas disse “Sim” e colocou tudo nas mãos de Deus. E ainda tomou essa atitude: foi até Ain Karen para cuidar de uma idosa que precisava de ajuda; e lá ficou por três ou quatro meses.

Estamos também todos surpresos. Não sabemos ainda o que está por acontecer. Temos que mudar nossa mentalidade, ficar em casa, obedecer e colocar tudo nas mãos de Deus. O estrago, fomos nós que fizemos. Temos que arrumar a “Casa”. Como no tempo da ameaça do dilúvio, temos que ouvir a voz de Noé e entrar na Arca se quisermos nos salvar e fazer parte da nova criação. Tudo aconteceu porque “a corrupção dos homens era grande… A terra corrompia-se e enchia-se de iniquidade” (Gen 6,5-11).

Os que não acreditaram na voz de Noé se perderam nas águas, foram “exterminados”. Vale a pena ler os capítulos 6 a 8 do Livro do Gênesis para aprender com história.

 

 Luiz Carlos F. Magalhães é jornalista e Pároco Emérito

da Paróquia Cristo Rei, Campinas

Read Previous

2020!!! O Ano que (não) Faremos Contato??? – Parte 04

Read Next

Casos de contaminados pelo Coronavírus sobe para 36 em Campinas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *