Prefeitura estuda criar oficialmente o bairro Castelo

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, deverá enviar à Câmara Municipal, já no início do ano legislativo, em 2020, uma proposta para criação oficial do bairro Castelo. O pedido foi feito ao prefeito pelo jornalista Clovis Cordeiro, em reunião que aconteceu no gabinete do prefeito, no último dia 11 de dezembro, com a participação de representantes de empresas de comunicação e de influenciadores digitais. O jornalista, que nasceu e mora no bairro há mais de 60 anos, explicou ao prefeito que a área conhecida como Castelo, por abrigar a Torre do Castelo Vitor Negrette, fica oficialmente no Jardim Chapadão, bairro criado na década de 1950,  a partir do loteamento da Fazenda Chapadão.

Para acelerar o processo, Clovis Cordeiro pediu apoio ao vereador Jorge da Farmácia, que se disse surpreso com a informação e que também não sabia que aquela área é o Jardim Chapadão, e se dispôs a apoiar o projeto.

A criação oficial do bairro Castelo foi proposta pela importância da região, que possui um comércio forte e variado, um grande número de prestadores de serviços em diversas áreas. O futuro Bairro Castelo oferece um amplo atendimento no setor médico e de beleza, com importantes salões de cabeleireiros e renomados profissionais. Também se tornou em um dos mais importantes polos gastronômicos da cidade, abrigando dezenas de bons restaurantes, além de uma praça bancária maior que a de muitas cidades do Brasil. A criação oficial do Bairro Castelo implicará em pelo menos três aspectos positivos: comercial, imobiliária e jurídica. Os comercios terão sua localização oficial no Castelo, o setor imobiliário terá definida a localização exata dos imóveis comercializados, o que não ocorre hoje, gerando várias dúvidas, e o asptcto jurídico no que se refere à identificação das franquias, cujos franquedores exigem que a unidade seja identificada pelo nome oficial do bairro, que consta na planta da Prefeitura. Por vários anos, algumas franquias, no Castelo, tiveram que usar o no Jardim Chapadão.

Durante a inauguração do letreiro e lançamento da campanha Eu Amo Campinas, o prefeito Jonas Donizette foi bem claro e explicou que a proposta precisa ser estuda com muito cuidado. Citou como exemplo a mudança de nome da Avenida dos Esportes para Avenida Ayrton Senna, que acabou gerando um custo extra para os moradores.

A proposta inicial, que provavelmente deverá passar por audiência pública,  sugere que o Bairro Castelo seja criado a partir do desmembramento de pequenas áreas do Jardim Chapadão,  Guanabara, Bonfim e Botafogo. O memorial descritivo deverá constar do projeto de criação. Pela proposta inicial de Clovis Cordeiro,   o novo bairro teria a área compreendida entre as ruas Jorge Hennings (toda extensão) e imóveis dos dois lados,  14 Bis(pequeno trecho) Orlando Carpino,  trecho entre as Avenidas João Erbolato e Andrade Neves,  descendo por esta avenida até a Praça Tiro de Guerra, Rua Bento da Silva Leite com (trecho inicial) Alferes João José, trecho entre a  Avenida Francisco José de Camargo Andrade até o início da Jorge Hennings. Esta foi uma proposta inicial,  que pode sofrer alterações.

O jornalista, autor da proposta, sugere que a população seja ouvida, uma vez há o aspecto da tradicão. Muitos moradores, que ainda vivem no Jardim Chapadão, são pioneiros do bairro. Por isso, a ideia é manter a maior parte da região com o nome original, fazendo o desmembramento apenas do Centro Comercial que se formou no entorno da Torre do Castelo.

No início dos anos de 1950, quando do loteameto da Fazenda Chapadão, algumas escrituras foram registradas no cartório de registro de imóveis com sendo Bairro Castelo, porém, quando este percebeu que este bairro não existia, parou de emitir os documentos como Castelo e voltou a grafar Jardim Chapadão. Menos de 10 escrituras devem constar o nome Bairro Castelo.

 

Read Previous

PAULISTA 2019: Vera Cruz vence o Ituano em Campinas na primeira final

Read Next

Emdec implanta faixa exclusiva para circulação de ônibus na Avenida Andrade Neves

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *