Projeto do Trem Intercidades é apresentado em reunião do Conselho da RMC

O vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, participou na manhã de quarta-feira, dia 24, da reunião dos membros do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas. O evento foi realizado na Prefeitura Municipal de Paulínia e teve a presença do secretário Estadual dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissoni, que apresentou o projeto do Trem Intercidades.

Em seu discurso, o secretário estadual contou que o Trem Intercidades deverá sair de Americana e ir até São Paulo, passando por Campinas, que terá o maior fluxo de passageiros. “A expectativa é ter uma demanda diária de 160 mil passageiros, em um projeto que terá um custo estimado em 5,4 bilhões de reais, sendo um terço (1,8 bilhão) aporte do Estado”.
Para ele, “o Trem Intercidades vai sair. Não há mais chances de ampliar as rodovias. A ideia é que o projeto esteja pronto até o final do ano e viabilizando esse trecho poderemos ampliar para outros municípios”. Segundo Pelissoni, o projeto também fomentará o turismo e será importante para quem deseja estudar ou trabalhar em São Paulo e morar no interior.
 O vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira confirmou a importância estratégica de Campinas para o Trem Intercidades e relembrou ainda a relevância da história da ferrovia na cidade. “Se hoje existe a RMC, isso se deu em razão de nossa função logística. Nossa história se confunde com a das antigas ferrovias. Temos times de futebol que se originam dessa cultura, por exemplo”.
Henrique também destacou a questão dos trens de turismo, que podem ser incluídos no Trem Intercidades, com participação do capital privado para viabilizar projetos. “Há algumas semanas me reuni com prefeitos e vice-prefeitos de cidades da região, como Pedreira e Holambra, para discutir a ideia de se abranger o turismo nesse projeto. Essa estrutura poderá ser implementada via parcerias público-privadas, mas para isso precisamos atrair empreendedores que se arrisquem e estejam dispostos a investir em projetos como o de turismo.”
A reunião foi conduzida pelo prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Denis Andia, que é presidente do Conselho. Também participaram prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais das demais cidades que compõem o órgão. Na ordem do dia foram incluídas apreciações sobre projetos de municípios do Conselho e apresentações sobre o andamento dos trabalhos das Câmaras Temáticas de Assistência Social, Meio Ambiente e Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI).

Read Previous

Número de Gatos aumenta no Brasil

Read Next

Crami promove Feijoada beneficente no dia 10/06

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *