Conservatório de Tatuí abre inscrições para cursos gratuitos de Artes Cênicas

 

Nas modalidades Livre, Curta Duração e Aperfeiçoamento, as aulas serão presenciais e ministradas entre os meses de março e julho

O Conservatório de Tatuí — instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina — abre inscrições para três cursos gratuitos na Área de Artes Cênicas. As aulas serão presenciais, realizadas de março a julho deste ano. As vagas são limitadas e os critérios de seleção variam conforme a modalidade escolhida. Confira!

 

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO
Tema: “Introdução ao Teatro Popular de Bonecos do Nordeste: Casimiro Coco, Babau, João Redondo, Mamulengo e Calunga”
Com Natália Siufi

O curso é uma introdução ao teatro de mamulengo. Um ponto de vista feminista sobre o brinquedo popular. Uma pesquisa compartilhada. Uma troca de experiências. Um estudo coletivo sobre as diferentes formas de brincar boneco, a partir de práticas corporais, cenas curtas, aulas de manipulação e voz, leituras e apresentação de materiais de vídeo. Vivência com alguns mestres(as) e docentes convidados(as). Um olhar contemporâneo e crítico sobre o brinquedo popular.

Participação: Danilo Cavalcante (professor convidado) e os mestres e mestras Cida e Neide Lopes (Glória de Goitá/PE), Gilberto Calungueiro (Icapuí/Ceará), Waldeck de Garanhuns (Guararema/SP)

Natália Siufi é artista, poeta, cordelista, dramaturga, artesã, cozinheira, palhaça, mamulengueira, diretora e produtora em quase todas as horas vagas. Há mais de 15 anos pesquisa e vivencia o teatro de rua e as matrizes tradicionais brasileiras: brinquedos populares, a partir de práticas e viagens pelo Brasil. Integrante do Grupo Xingó, Mamulengo da Folia e Mamulengo Riso Frouxo, respira teatro desde os 7 anos de idade. Articuladora da Rede Brasileira de Teatro de Rua e parceira de inúmeros movimentos sociais, realiza festivais importantes como: Curto-Circuito, Festa Xingó e Encontro de Mamulengo em São Paulo. Gestora da Casa-Sede Tekoha de Dança e Teatro na Zona Leste de São Paulo. Licenciada em Artes Cênicas pela Unesp, publicou o livro Mamulengo. Não sou tradicional, mas respeito a tradição. Não existe tradição sem traição. Acima de tudo, brincar!”, disse Natália Siufi.
Período do curso: 13 de março a 03 de julho de 2023
Aulas presenciais: Segundas-feiras, das 19h às 22h
Local: Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí (Rua Quinze de Novembro, 63/67, Centro, Tatuí-SP)
Carga horária: 48h
Total de Participantes: 30
Público-alvo: Artistas da cena, estudantes e pesquisadores de teatro, literatura e áreas afins a partir de 16 anos.
Pré-requisitos: Ter concluído alguma formação em Artes da Cena, Literatura e áreas afins.
Critério de seleção: Enviar currículo e carta de interesse
Prazo de inscrição: Até 26 de fevereiro de 2023
Ficha de inscrição: Link

 

CURSO DE CURTA DURAÇÃO
Tema: “Pukllay: Memória, jogo e teatralidades andinas
Com Augusto Casafranca (Integrante do Grupo Cultural Yuyachkani — Peru)

O curso ministrado por Augusto Casafranca, que há 50 anos atua junto a um dos grupos mais emblemáticos da cena peruana, compartilhará práticas teatrais baseadas na categoria andina Pukllay, que, em Quéchua, significa jogo. Habitualmente relacionado aos dançantes, brincantes e mascarados das festividades andinas, as ações marcadas por Pukllay ironizam padrões canônicos da sociedade, gerando corpos extra cotidianos e preparados para os imprevistos do aqui e agora. Essa oficina trabalha o jogo a partir das memórias pessoais e coletivas dos(as) participantes e os(as) convida a exercitarem a escuta ao(à) outro(a). Além disso, símbolos, músicas e rituais da cosmovisão andina serão compartilhados e farão parte do trabalho.

*Oficina ministrada em espanhol, com tradução de Ana Julia Marko

Professora assistente: Ana Júlia Marko

Augusto Casafranca é ator e criador do Grupo Cultural Yuyachkani desde 1972, no qual, entre outros espetáculos, participou de Discurso de promocion, Sin titulo tecnica mixta e seu solo Adios Ayacucho. Pedagogo e teatro-educador, encabeçou diversos cursos com crianças, jovens e adultos e em comunidades periféricas de todo o Peru, enfocando o trabalho lúdico, corporal, com máscaras e objetos de memória. É instrutor de Tai Chi Tibetano, professor, tradutor e locutor de Quéchua.
Ana Julia Marko é doutora pela USP em Pedagogia das Artes Cênicas, com pesquisa dedicada às práticas pedagógicas do Grupo Cultural Yuyachkani, com quem participou em diversas ações artísticas. É docente na Faculdade de Artes Cênicas da Pontifícia Universidade Católica do Peru. Foi professora do Departamento de Artes Cênicas da USP. Atuou em projetos públicos no Brasil e em diversas escolas e espaços culturais com crianças, jovens e adultos, assinando a direção de mais de vinte espetáculos.
Período do curso: 8 a 10 de março 2023
Aulas presenciais: 14h às 18h
Local: Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí (Rua Quinze de Novembro, 63/67, Centro, Tatuí-SP)
Carga horária: 12h
Total de Participantes: 20
Público-Alvo: Interessados(as) em geral, a partir de 15 anos.
Pré-requisitos: Não há
Critério de seleção: Ordem de inscrição
Prazo de inscrição: Até 05 de março de 2023
Ficha de inscrição: Link

CURSO LIVRE
Tema: “Iniciação aos malabares e à perna-de-pau
ComJoão Fabbro

O curso propõe dinâmicas gradativas que visam ampliar noções de ritmo, equilíbrio e coordenação motora, e apresentará aos e às estudantes exercícios iniciais que visam desenvolver estas habilidades circenses.

João Fabbro é professor da Área de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí. Ator e arte educador, mestre em Artes Cênicas pela Unicamp, tendo como pesquisa práticas e poéticas relacionadas à voz e ao corpo. Graduado em Artes Cênicas pela UEL, estudou também na Escola Municipal de Circo de Londrina. É integrante da Nossa Trupe Teatral desde 2011, grupo sediado em Tatuí.
Período do curso: 04 de abril a 16 de maio de 2023
Aulas presenciais: Terças e quintas-feiras, das 15h30 às 17h30
Local: Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí (Rua Quinze de Novembro, 63/67, Centro, Tatuí-SP)
Carga horária: 24h
Total de Participantes: 20
Público-alvo: Interessados(as) em geral, a partir de 15 anos
Pré-requisitos: Não há
Critério de seleção: Ordem de inscrição
Prazo de inscrição: Até 19 de março de 2023
Ficha de inscrição: Link

Read Previous

APAS Regional Campinas tem novo diretor

Read Next

Fundação José Pedro de Oliveira abre seleção para interessados em participar de feira sustentável

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *