Secretário de Planejamento apresenta polos de desenvolvimento aos associados da Regional Campinas do SindusCon-SP
Os três principais polos de desenvolvimento de Campinas foram apresentados pelo Secretário Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Marcelo Coluccini, aos associados da Regional Campinas do SindusCon-SP, em evento promovido pela entidade na terça (17). “Aeroporto de Viracopos, Pátio Ferroviário com a revitalização da área central da cidade e o Polo de Inovação Para o Desenvolvimento Sustentável (PIDS) são os três principais eixos de desenvolvimento do município, dentro de um ecossistema focado na inovação e sustentabilidade”, afirmou Coluccini.
O secretário explicou que o Pátio Ferroviário vai contemplar a junção de três linhas de trens entre municípios, sendo que uma delas será para a ligação com o aeroporto de Viracopos. Essa área total tem 38 mil metros quadrados e também contará com empreendimentos voltados para moradias populares. Já a área central de Campinas conta com 1,9 mil lotes, incluindo retrofit e locação social.
Em relação ao PIDS – com área em torno de 17,8 milhões de metros quadrados, localizado no polo Ciatec – Unicamp e Puc Campinas, próximo a Barão Geraldo, o secretário avaliou que esse polo é uma oportunidade de investimentos para empreendedores, dentro do conceito de cidades inteligentes e sustentáveis.
“Avaliamos a possibilidade do PIDS trazer novos empreendimentos voltados para o desenvolvimento sustentável e preservação do meio ambiente, dentro de um ecossistema de inovação, já existente em Campinas. São as universidades, os centros de pesquisa, as faculdades, os hospitais, enfim, tudo o que está localizado ali naquela região”, explicou Coluccini.
Na avaliação do diretor da Regional Campinas, Marcio Benvenutti, o evento foi importante porque o secretário apresentou aos associados os diversos incentivos fiscais e urbanísticos oferecidos pelo município, para atrair esses investimentos e também novos empreendedores para a região. Na parte final do evento, os associados fizeram diversas perguntas ao secretário sobre o cronograma de andamento desses programas, incluindo a tramitação no legislativo.