Unicamp anuncia plano para retomada de atividades presenciais com data a ser definida

Retorno prudente e em fases

Seguindo as recomendações feitas pela Força Tarefa Unicamp contra a Covid-19 e baseados nos estudos feitos pelos 11 Grupos de Trabalho (GTs), o plano de retomada será composto por três fases subsequentes, com sete períodos que variam de duas a quatro semanas cada. Nestes períodos, as atividades técnico-administrativas e acadêmicas voltarão a ser feitas presencialmente de forma gradual. O plano completo e orientações importantes de conduta, saúde e higiene, visando o convívio seguro no campus, foram reunidos numa “cartilha eletrônica”, com informações direcionadas aos diversos públicos da comunidade acadêmica e  para a sociedade em geral. A página está disponível neste link.

A retomada gradual terá início apenas se as regiões de Campinas, Limeira e Piracicaba, cidades onde a Unicamp mantém seus campi, permanecerem na fase amarela ou verde do Plano São Paulo por pelo menos 28 dias consecutivos. Só após esses 28 dias, será estabelecida uma data para o início do retorno presencial. A primeira etapa do retorno prevê a volta apenas de atividades administrativas e de suporte, contando com até 20% dos trabalhadores de cada unidade ou órgão, preferencialmente em regime de rodízio.

O aumento gradual no número de funcionários deve ocorrer com o intervalo de duas semanas entre cada período. Funcionários que integram grupos de risco ou com situação familiar que impeçam a retomada (convívio com idosos ou crianças, por exemplo) voltarão nas fases posteriores. A capacidade dos Restaurantes Universitários (RU), transporte fretado e transporte interno no campus vai acompanhar o aumento de forma proporcional, resguardados todos os cuidados sanitários recomendados.

Preparação que faz a diferença

Enquanto a primeira fase não tem início, as unidades e órgãos da Unicamp ficarão responsáveis por estabelecer seus protocolos de higiene e saúde, respeitando as características de cada local, e de definir o cronograma seus funcionários e suas escalas de rodízio. Antes da volta ao campus, todos deverão cumprir um programa de formação sobre o retorno seguro por meio de videoaulas e outros recursos digitais. Também serão realizados testes do tipo RT-PRC, que detectam a presença do coronavírus no organismo, em todos que forem retornar. O regresso do funcionário, professor ou aluno só vai ocorrer mediante o resultado negativo do exame.

  Autor: Felipe Mateus

Read Previous

Nesta 5ª, Campinas está com 78,97% dos leitos de UTI para Covid ocupados

Read Next

GP Brasil e Troféu Brasil Caixa são marcados para o Centro Olímpico, em São Paulo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *