SHARE

A 9ª Semana da Educação de Campinas começa abrindo as portas do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp. Durante todo o dia 22 de setembro haverá programação no Museu, que vai desde a visitação, palestra com o reitor Marcelo Knobel e uma oficina de ciências.

Das 9h às 17h, o Museu Exploratório de Ciências estará aberto para visitantes. Às 9h30 o reitor da Unicamp Marcelo Knobel fará a abertura oficial das atividades do dia com a palestra “Inovação da Educação”.

Segundo o reitor, a proposta é discutir o assunto abordando os desafios atuais com relação à educação básica e ensino superior e as possibilidades de buscar uma educação cada vez melhor.

Já às 14h, será oferecida uma oficina que combina ciências com métodos de exploração das culturas hacker e maker, com o objetivo de motivar o pensamento crítico, autônomo e criativo da ciência.
Segundo André Santanchè, diretor do Museu, a oficina explorará como os cinco sentidos humanos: visão, olfato, paladar, audição e tato, operam. O intuito é que o participante faça uma verdadeira viagem pelo corpo humano, por meio dos sentidos.

André explicou que a oficina foi especialmente planejada para ser lançada durante a Semana da Educação, e deve ser oferecida até o fim do semestre para escolas, Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e pessoas interessadas no tema. A ação foi desenvolvida por um grupo de estagiários de cursos de licenciatura, que junto com outros alunos, professores e pesquisadores usam o Museu como um verdadeiro laboratório e espaço de experimentações ligadas à ciência e tecnologia.

“Estamos felizes com essa parceria com a FEAC. Acreditamos que participar da Semana da Educação vai ajudar a ampliar ainda mais a divulgação do Museu e assim atrair mais visitantes e interessados nos conhecimentos relacionados à ciência”, afirmou o diretor.

O Museu Exploratório de Ciências da Unicamp é um espaço educativo de ciência e tecnologia, que tem a missão de instigar a curiosidade científica, disseminando o conhecimento de forma crítica. Assim, pretende-se formar cidadãos engajados e ativos na apropriação do conhecimento científico e tecnológico.

O Museu desenvolve diversos programas que visam a valorização do convívio social, o lazer e a acessibilidade por meio do estímulo ao trabalho cooperativo entre os participantes.
Semana da Educação

Com 26 atividades gratuitas entre palestras, oficinas, exposições, mesas redondas, apresentações culturais e outras, a 9ª Semana da Educação de Campinas acontece de 22 a 29 de setembro em vários pontos da cidade. O tema da edição 2018 do calendário de eventos é “Conectar educação, superar desafios”, pensando nas múltiplas conexões que a educação faz com áreas como economia, saúde, segurança e cidadania, contribuindo para a transformação de uma sociedade mais inclusiva e igualitária.

A Semana da Educação é um projeto do Programa Educação da Fundação FEAC. A iniciativa pretende mobilizar a sociedade para o debate sobre os diversos temas da educação energizá-la em prol de uma educação pública cada vez melhor.

A edição 2018 da Semana da Educação tem patrocínios da Fundação Educar DPaschoal e Iguatemi Campinas.

Confira a programação completa da Semana da Educação: https://www.feac.org.br/semanaeducacao2018/

Saiba mais sobre o Museu Exploratório de Ciências da Unicamp: http://www.mc.unicamp.br/

Serviço:

Portas Abertas: Museu Exploratório de Ciências
Data: sábado, 22 de setembro
Horário: 9h às 17h
Local: Museu Exploratório de Ciências da Unicamp (Avenida Alan Turing, 1.500, – Cidade Universitária – Distrito de Barão Geraldo, Campinas/SP)
Evento gratuito e aberto ao público

Palestra “Inovação da Educação”
Data: sábado, 22 de setembro
Horário: 9h30 às 10h30
Número de vagas: 50 (preenchidas por ordem de chegada)
Local: Museu Exploratório de Ciências da Unicamp (Avenida Alan Turing, 1.500, – Cidade Universitária – Distrito de Barão Geraldo, Campinas/SP)

Oficina de ciências
Data: sábado, 22 de setembro
Horário: 14h às 17h
Número de vagas: 40 (preenchidas por ordem de chegada)
Local: Museu Exploratório de Ciências da Unicamp (Avenida Alan Turing, 1.500, – Cidade Universitária – Distrito de Barão Geraldo, Campinas/SP)

LEAVE A REPLY