Profissionais da Educação começam a ser testados para Covid-19

Cerca de 8 mil profissionais da Rede Municipal de Educação de Campinas começam a ser testados para Covid-19 a partir da próxima semana. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira, 18 de outubro, durante live nas redes sociais.  

Os exames serão realizados pela Secretaria de Saúde em parceria com o Laboratório Hilab, como já aconteceu nos inquéritos sorológicos realizados nas secretarias de Saúde e Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública.

Serão testados tantos os profissionais de carreira quanto os das empresas terceirizadas que prestam serviço nas escolas. “Estamos retomando as atividades nas escolas com toda a parcimônia e responsabilidade. Estou 100% respaldado pela Saúde; e para as famílias é facultativo mandar a criança para a escola”, disse o prefeito Jonas Donizette.

A prioridade para a aplicação dos testes são os profissionais envolvidos no retorno às aulas dos 5º e 9º anos, que acontecerá em 7 de outubro.

É um teste rápido, que detecta, por meio de exame de sangue (uma gota), se a pessoa produziu anticorpos, recentemente ou há mais tempo, contra o coronavírus.  A plataforma Hilab faz a leitura da gota de sangue e envia dos dados para uma central.

O resultado é conhecido 15 minutos depois. A pessoa testada recebe o resultado no e-mail ou no celular. A testagem será concluída em 60 dias, a partir da data do início dos testes, que serão feitos pelos profissionais da Secretaria de Saúde por meio de agendamento.

Os exames dos profissionais da Educação estarão centralizados no Laboratório Municipal, que fica no Hospital Ouro Verde, e na Policlínica 3, localizada ao lado do Hospital Mário Gatti.

Read Previous

Governo libera recursos da Lei Aldir Blanc

Read Next

Concerto da Sinfônica de Campinas presta homenagem aos profissionais da saúde

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *