Tirinhas originais estão na 5ª edição do Dia do Quadrinho Nacional

O humor, a reflexão, o lirismo e outros sentimentos que despertam das tirinhas originais e inventivas dos quadrinistas ganham espaço na 5ª edição do Dia do Quadrinho Nacional, que acontece de 30 de janeiro a 28 de fevereiro na Biblioteca Municipal Ernesto Manoel Zink.
Neste período, o público poderá conferir uma série de atividades especiais, como feira de HQs, rodas de conversa, exposições, entre outras que permitem revelar não somente os vários caminhos da arte gráfica contemporânea (caricaturas, charges, quadrinhos, cartuns e ilustrações), mas suas histórias e seus estilos.
Um dos destaques da programação será a revoada de quadrinhos com a distribuição de revistas de HQs em vários espaços públicos da cidade: terminais de ônibus, avenidas, bancos das praças. Quem transitar por esses locais, irá encontrar alguns pacotes com HQs doados por Maria Rita de Almeida (artista plástica), Franco de Rosa (editor e quadrinista) e Gisela Pizzatto (quadrinista).
Esta edição contará, ainda, com a participação de novos parceiros: Garagem Comics, Pergaminho loja 1 e Attack Comic Shop, que estarão destacando os quadrinhos durante o período.
Uma feira de HQs será aberta no dia 3 de fevereiro, na Biblioteca Zink, com vários nomes representativos do segmento, como Laudo Ferreira, Gilmar Machado, Ruis Vargas, Gisela Pizzatto, Bruno Bull, Marcel Bartholo, Dadí, Rafael Marçal, Will, Eric Peleias, Digo Freitas, Aline Zouvi, Marcatti, Mario Cau, Caio Yo, Gustaco NS, Gabriela Pendezza, Chairim Arraes, Diego Augusto e Bruno Borovac.
Na mesma data, a agenda reserva a abertura de duas exposições: “Os Quadrinhos e As Artes Gráficas de Campinas numa Perspectiva Histórica” e “Re-pensando”.
Sob a curadoria de João Antonio Büher, “Os Quadrinhos e As Artes Gráficas de Campinas numa Perspectiva Histórica” irá traçar um mapa das artes gráficas e dos quadrinhos na cidade. A linha do tempo percorrerá o final do século 19 até os dias atuais. A mostra reúne capas de revistas, gibis, ilustrações de jornais, capas de livros e cartazes, permitindo que os visitantes acompanhem a cronologia das Histórias em Quadrinhos e das artes gráficas na Região Metropolitana de Campinas.
A exposição “Re-pensando”, com curadoria de Débora Garcia e Rafael Ghiraldelli, é composta de perspectivas múltiplas de criação, design e/ou representação de personagens mulheres não estereotipadas tanto autorais como adaptadas de histórias em quadrinhos, filmes, literatura, entre outras linguagens de expressão. O dia será marcado ainda por um bate-papo com os curadores.
 Programação
Revoada de Quadrinhos: distribuição de revistas de HQs em vários espaços públicos da cidade: terminais de ônibus, avenidas, além das próprias bibliotecas.
Quando: de 30 de janeiro a 28 de fevereiro.
Feira de HQs
Quando: 3  de fevereiro, das 11h às 20h.
Participações de Laudo Ferreira, Gilmar Machado, Ruis Vargas, Gisela Pizzatto, Bruno Bull, Marcel Bartholo, Dadí, Rafael Marçal, Will, Digo Freitas, Gustavo NS, Aline Zouvi, Mario Cau, Sinnöve Dahlström Hilkner e Eric Peleias.
 Rodas de conversas durante a Feira de HQs
15h30 – Representatividade feminina nos quadrinhos. Com Débora Garcia e Rafael Ghiraldelli;
16h30 – “Criando uma HQ: Baba Ganush”. Com Caio Yo;
17h30 – “Qual é o seu monstro? A construção do medo em Monstruário”. Com Lucas Oda, Danilo Freitas, Maria Paula Ferraz Dias e Mario Cau. Mediação do jornalista Delfin.
Haverá food trucks no local.
Exposições
Os Quadrinhos e As Artes Gráficas de Campinas numa Perspectiva Histórica. Curadoria: João Antonio Büher
Re-pensando . Curadoria: Débora Garcia e Rafael Ghiraldelli
Quando: de 03 a 28 de fevereiro de 2018, de segunda a sexta, das  9h às 17h.
Serviço
5ª edição Dia do Quadrinho Nacional
Onde:  Biblioteca Pública Municipal “Professor Ernesto Manoel Zink”
(Av. Benjamin Constant, 1.633.  Centro.  Campinas).
Quando: 30 de janeiro a 28 de fevereiro.
Entrada gratuita.

Read Previous

Homenagem ao 8 de março contará com mostra de mulheres artistas

Read Next

Nesta semana show com grupo ZaRaVi, sarau com Alessandra Brantes e exibição do filme Divinas Divas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *